
Em um momento de conscientização e reflexão, a equipe Alpha do Porto do Mucuripe participou de um Diálogo Diário de Segurança (DDS) especial, conduzido pela Técnica de Segurança do Trabalho Gildaci Barros.
A atividade teve como foco três importantes campanhas de saúde e cidadania promovidas durante o mês de agosto. Durante o encontro, Gildaci abordou o Agosto Lilás, que visa o enfrentamento da violência contra a mulher e reforça a importância da denúncia e do apoio às vítimas.

“O Agosto Lilás é dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. A luta é de todas e todos nós: respeitar, apoiar e proteger é um dever coletivo. Denuncie, acolha, compartilhe informação. Juntos, construímos uma sociedade mais justa, igualitária e sem violência. Ligue 180: você pode salvar uma vida!” – Nos explica Isadora Vieira – TST na Unidade de Sergipe

O Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno no Brasil, instituído pela Lei nº 13.435/2017. A amamentação é fundamental para a saúde do bebê e o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho. A cor dourada simboliza o “padrão ouro” de qualidade do leite materno, rico em nutrientes, anticorpos e amor.
Até os 6 meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno e a amamentação pode e deve continuar até pelo menos 2 anos ou mais, conforme recomendação da OMS e do Ministério da Saúde. Amamentar também protege a criança contra infecções, alergias, diarreia e fortalece o sistema imunológico; para a mãe, reduz o risco de diabetes tipo 2, câncer de mama e ovário, além de favorecer a recuperação pós-parto.

Já o Agosto Laranja é uma campanha voltada para a conscientização sobre a esclerose múltipla, uma doença neurológica crônica que afeta o sistema nervoso central. A técnica ressaltou a importância da empatia, do respeito às limitações e do diagnóstico precoce.
Com uma abordagem clara e acolhedora, a ação reforçou o compromisso da equipe com a promoção de um ambiente de trabalho mais humano, informado e consciente. O DDS mostrou que, além da segurança física, o cuidado com a saúde emocional e o bem-estar social também são prioridades no Porto do Mucuripe.
