O objetivo deste simulado foi capacitar os profissionais da Global Ship, Petrobras e CDP para atuarem de forma eficaz em situações emergenciais nas instalações da Companhia Docas do Pará, utilizando procedimentos técnicos e administrativos adequados. O exercício abordou cenários de risco como lesão por impacto, afogamento e morte, com foco na área vulnerável do Porto de Belém.

No simulado, diante da queda de um funcionário da Global Ship na água, foi realizado o lançamento de boia para a vítima, seguido do resgate pela embarcação de apoio responsável pelo cerco preventivo. Após a retirada da vítima na área da Praticagem, a ambulância chegou ao local para prestar o atendimento inicial à vítima, que estava consciente. A equipe de emergência da MedClin atuou em conjunto com o time da Global Ship durante todo o processo de resgate.

Ao final, foi feito um feedback das ações realizadas, com a participação dos envolvidos da Global Ship, Petrobras, CDP e MedClin, seguido do registro formal do encerramento do simulado. Por fim, foi realizada uma reunião de debriefing para discutir os pontos positivos e as oportunidades de melhoria, garantindo que todos os participantes pudessem compartilhar suas experiências e sugestões.

Nas emergências referentes a Saúde, o procedimento é:
O assistente operacional deve identificar a situação e acionar a liderança via rádio ou telefone. Enquanto monitora a emergência, a equipe treinada remove materiais perigosos do local sem mexer na vítima até a chegada do socorro especializado. Em caso de óbito, o corpo e o local devem ser preservados até a polícia chegar.

O encarregado operacional contata os serviços de urgência (MEDCLIN, Corpo de Bombeiros, SAMU) e comunica imediatamente a fiscalização da Petrobras, gestão da Global Ship e a Guarda Portuária, acompanhando toda a ocorrência. A área deve ser isolada para evitar a aproximação de terceiros, e a vítima será encaminhada para atendimento externo se necessário. Ao final, o encerramento da emergência deve ser comunicado à gestão e fiscalização responsáveis.
Áreas Envolvidas
Cais do Porto em Belém, onde ocorreu o cenário de homem ao rio com recursos de saúde; Armazém 11, na área de triagem, que contou com apoio de saúde e ambulância; embarcação de apoio, responsável pelo cerco preventivo e retirada da vítima da água; e Praticagem, que realizou a atracação da embarcação com a vítima a bordo.
O time de apoio da Global Ship contou com o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Fábio Andrade, responsável pela coordenação de SMS, e o Gerente de Operações, Jayme Canto, coordenador de operações. Já o time de apoio da Petrobras incluiu o fiscal operacional Jorge Gato, atuando como observador, e os avaliadores de SMS Ricardo Augusto, Marcelo Brasil e Jessika de Melo.

O encarregado operacional contata os serviços de urgência (MEDCLIN, Corpo de Bombeiros, SAMU) e comunica imediatamente a fiscalização da Petrobras, gestão da Global Ship e a Guarda Portuária, acompanhando toda a ocorrência. A área deve ser isolada para evitar a aproximação de terceiros, e a vítima será encaminhada para atendimento externo se necessário. Ao final, o encerramento da emergência deve ser comunicado à gestão e fiscalização responsáveis. Áreas Envolvidas Cais do Porto em Belém, onde ocorreu o cenário de homem ao rio com recursos de saúde; Armazém 11, na área de triagem, que contou com apoio de saúde e ambulância; embarcação de apoio, responsável pelo cerco preventivo e retirada da vítima da água; e Praticagem, que realizou a atracação da embarcação com a vítima a bordo. O time de apoio da Global Ship contou com o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Fábio Andrade, responsável pela coordenação de SMS, e o Gerente de Operações, Jayme Canto, coordenador de operações. Já o time de apoio da Petrobras incluiu o fiscal operacional Jorge Gato, atuando como observador, e os avaliadores de SMS Ricardo Augusto, Marcelo Brasil e Jessika de Melo.