No segundo semestre de 2024, a equipe do TMIB em Barra dos Coqueiros/SE participou de mais uma reunião do PEAT (Projeto de Educação Ambiental do Trabalhador), conduzida pela TST, Isadora Vieira Aragão.
Na primeira reunião, foram abordadas questão de mudanças climáticas, suas consequências e as adaptações necessárias para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Também foram discutidos o desmatamento e as espécies ameaçadas de extinção no Brasil. Uma dinâmica sobre áreas urbanas e telhados verdes destacou soluções para minimizar impactos ambientais e reforçar o compromisso com a sustentabilidade.
O segundo encontro focou em temas como as condições climáticas dos oceanos, os ecossistemas costeiros e marinhos e a fauna ao redor dos portos. Foram apresentados os programas da Petrobras, incluindo o PMA (Processo de Monitoramento Ambiental), o PRE (Plano de Resposta a Emergência), o PEI (Plano de Emergência Individual) e o PEVO (Plano de Emergência para Vazamento de Óleo).
Também foi abordado o Projeto de Controle da Poluição, sobre geração de resíduos e suas disposições, assim como o PMAVE (Projeto de Monitoramento dos Impactos sobre Aves e Fauna). O PMP (Monitoramento de Praias) avalia o impacto das atividades de petróleo e gás sobre a vida marinha, com atendimento veterinário.
Na terceira etapa do PEAT, foi discutido o tema dos resíduos, incluindo definições, o arcabouço legal, as etapas do gerenciamento de resíduos e as tecnologias para seu tratamento, como refino, descontaminação, compostagem, reciclagem, formulação de blend para coprocessamento, incineração e aterro sanitário.
Foi mostrado o fluxo operacional, permitindo que os participantes observassem os indicadores de desempenho no tratamento de resíduos e compreendessem o processo, desde a geração até a destinação final. Também foram apresentados os tempos de decomposição de alguns materiais.
Outro tema relevante foi o NORM, um resíduo radioativo de ocorrência natural associado à produção de petróleo. Quando a produção chega à superfície, esse resíduo pode ser um complicador, pois pode prejudicar a saúde das pessoas.
Atualmente, a PETROBRAS acondiciona o NORM em tonéis de 200L, realizando análises radiométricas. Os resíduos abaixo do limite permitido são enviados para coprocessamento, onde são queimados em indústrias cimenteiras, enquanto os que excedem o limite, permanecem armazenados de forma isolada.
Na quarta etapa, foram discutidas as emissões atmosféricas, as mudanças climáticas e o meio socioeconômico, além dos projetos sociais da PETROBRAS. Foram apontados alguns aspectos da poluição atmosférica, como poluentes, partículas e gases.
A poluição atmosférica pode ser resultado de fontes antrópicas (atividades humanas) ou naturais. Sobre o aumento das emissões globais, foi compartilhado um gráfico que ilustra as emissões de dióxido de carbono por ano, evidenciando que, desde 1750 até 2019, 52,54% das emissões ocorreram nos últimos 30 anos, demonstrando como as mudanças climáticas afetam a segurança e a saúde humana.
Ações como a descarbonização são essenciais para melhorar esse quadro. Além disso, a PETROBRAS desenvolveu o SIGEA, uma ferramenta de gestão que padroniza a quantificação dos dados de emissões atmosféricas da empresa. Durante a reunião, foram conhecidos os projetos da no contexto socioeconômico.
Quando a empresa se instala em uma região, algumas comunidades são afetadas. Para compensar isso, diversos projetos são implementados, focando grupos mais impactados, como marisqueiros e pescadores. Um desses projetos é a compensação da atividade pesqueira, que tem como objetivo desenvolver trabalhos coletivos priorizando as comunidades pesqueiras, sempre voltado para a melhoria das condições de vida e de trabalho.
Outros projetos incluem o de comunicação social, educação ambiental e monitoramento de atividades pesqueiras. Ao final da etapa, foi realizada uma dinâmica onde os colaboradores compartilharam suas percepções sobre como o PEAT tem impactado suas experiências. Segundo a TST Isadora Vieira, esse treinamento transforma as boas intenções em bons resultados.