Impacto positivo no Porto de Santos após a chegada da Global Ship e Pacto Global com a ONU

Impacto positivo no Porto de Santos após a chegada da Global Ship e Pacto Global com a ONU

Por décadas, a gestão de resíduos no Porto de Santos enfrentou desafios significativos. Contudo, surge uma mudança positiva representada pela atuação da Global Ship ao adotar a missão de “Operação Lixo Zero”. A empresa se destaco como a única na história recente do porto a destinar os resíduos de forma adequada e ambientalmente responsável, contribuindo para reduzir significativamente o volume enviado ao aterro sanitário.

Cenário Anterior

Ao que foi apurado em condições anteriores em serviços para o Porto de Santos, em torno de 28 anos, os resíduos recolhidos eram depositados sem nenhuma segregação em caçambas e sem critério de reciclagem, compostagem e reaproveitamento. Sem nenhuma análise do valor que o resíduo possuía e aumentando a cada dia, o chamado aterro sanitário.

Cenário Atual

Atualmente, a GLOBAL SHIP, é a única empresa que destina os resíduos recolhidos de forma adequada, segregada, sendo a única nesses quase 30 anos que, de forma ambiental, tem a missão de extinguir a destinação para aterro sanitário: Operação Lixo Zero.

Hoje, no momento da identificação, recolha, recebimento e destinação final, todo resíduo é acompanhado e destinado adequadamente, dentro das legislações ambientais e diminuído o destinado a aterro sanitário.

Empresa parceira da ONU

A Global Ship adquiriu o Selo de empresa parceira da ONU, resultado do impacto positivo na região, com a realização de atividades sem marcas ambientais no Porto de Santos e aplicação de práticas de ESG.

Esse Pacto Global é uma chamada para as empresas de todo o mundo alinharem suas operações e estratégias aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

O que é esse Pacto Global?

O Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 21 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 65 redes locais, com abrangência e engajamento em 162 países.

Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030.

O Pacto Global não é um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais. Trata-se de um plano de ação de 2015 a 2030. É uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

Os 10 Princípios

O Pacto Global advoga Dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. As organizações que passam a fazer parte do Pacto Global comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações:

Direitos Humanos

01 – As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

02 – Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

Trabalho

03 – As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

04 – A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

05 – A abolição efetiva do trabalho infantil.

06 – Eliminar a discriminação no emprego.

Meio Ambiente

07 – As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

08 – Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

09 – Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Anticorrupção

10 – As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Considerações

Ao ser reconhecida como empresa parceira da ONU, a Global Ship demonstra seu compromisso com os princípios do Pacto Global, alinhando suas operações aos Dez Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Este compromisso reflete uma abordagem ética e responsável para com o ambiente e a comunidade e contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU para um futuro mais próspero e equitativo.

Dessa forma, a Global Ship transforma a realidade do Porto de Santos, e inspira outras empresas a seguirem o caminho da sustentabilidade e responsabilidade social em suas operações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima